Durante a sessão da última terça-feira (25/02), a vereadora Gisa Barros utilizou a tribuna para fazer uma importante observação sobre o mês de março, período tradicionalmente dedicado às mulheres. No entanto, ela destacou que, apesar das homenagens, ainda há pouco a comemorar, devido aos altos índices de feminicídio e violência.
“Os índices de feminicídio continuam alarmantes, e, a cada dia, mais vidas são ceifadas pela violência. Isso precisa mudar!”, enfatizou Gisa.
A vereadora cobrou políticas públicas efetivas para o enfrentamento da violência contra a mulher, tanto no município de Várzea Grande quanto no estado de Mato Grosso.
“Até quando veremos mulheres perderem suas vidas sem uma resposta à altura?”, questionou.
Como parlamentar, Gisa Barros reafirmou seu compromisso de seguir na luta por mais segurança, proteção e dignidade para as mulheres várzea-grandenses. Ela reforçou que essa batalha não é apenas das mulheres, mas de toda a sociedade e que é essencial a união de esforços para mudar essa realidade.
A vereadora tem se destacado por sua atuação em prol dos direitos das mulheres, sendo autora de leis como:
- Lei n° 4.919/2022 – Ensino da Lei Maria da Penha nas escolas públicas.
- Lei n° 4.974/2022 – Assistência para famílias de vítimas de feminicídio.
- Lei n° 5.331/2024 – Projeto Banco Vermelho, que conscientiza sobre a violência contra a mulher.
Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher (8 de março), Gisa Barros ressaltou que este deve ser um momento não apenas de homenagens, mas de mobilização para garantir direitos, fortalecer redes de proteção e avançar na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.