O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), defendeu a contratação de várias empresas para a conclusão das obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande. A declaração foi feita em entrevista à imprensa na manhã da ultima quarta-feira (26).
Russi voltou a cobrar do governador Mauro Mendes (União) a rescisão do contrato com o Consórcio BRT, alegando descumprimento do contrato firmado em 2022. O parlamentar afirmou que conversou com o secretário da Casa Civil, Fabio Garcia, que garantiu que as tratativas para um desfecho amigável estão avançadas.
Max Russi destacou que é contra a contratação de uma única empresa para conduzir a obra e defendeu a divisão em múltiplos lotes menores, permitindo que diferentes empresas executem as obras simultaneamente.
Eu tenho defendido que finalize essa primeira etapa e que sejam feitas licitações em vários lotes. Essa obra já se arrasta há mais de uma década e precisa ser finalizada, pois tem causado um transtorno muito grande para a população, afirmou Russi.
Ele argumenta que essa estratégia evitaria interferências no trânsito e permitiria a conclusão mais rápida da obra, minimizando os impactos para os moradores da capital e da cidade vizinha.
O deputado também foi questionado sobre a possibilidade de o governador realizar uma contratação emergencial, que poderia encarecer o processo. Em resposta, Russi sugeriu que o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público (MP) e a própria Assembleia participem das decisões para garantir transparência e celeridade na execução da obra.
Deveria dividir em pequenos lotes, várias licitações de R$ 30, 40, R$ 50 mil. Não dá para falar um valor exato, mas dessa forma várias empresas poderiam assumir a obra e executá-la em um espaço curto de tempo. É isso que a população de Cuiabá quer, pontuou o parlamentar.
O presidente da ALMT reforçou a urgência da conclusão da obra, que se arrasta há mais de uma década, e reafirmou que continuará cobrando uma solução que beneficie a população mato-grossense.
