O ministro do Esporte, André Fufuca, inaugurou neste sábado (20) a primeira Arena Brasil do Maranhão, no município de Vargem Grande. O equipamento (antigo Centro Esportivo Comunitário) integra o Novo PAC e marca o início de uma série de obras previstas no estado.
A arena conta com campo society, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada e playground infantil, tornando-se um novo ponto de lazer e prática esportiva para a população local. “A gente fica esperando que a polícia faça o dever dela em cima daqueles que não tiveram uma oportunidade na vida. Nós temos que dar oportunidade, temos que ajudar. Quando assumi o ministério, havia 800 obras paradas. Entreguei as 800 e há 2 mil em construção em todo o país. Fiz isso porque tenho uma equipe e pessoas que acreditam. Fiz isso porque tenho o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva para fazer o que eu fiz”, disse Fufuca.
O ministro ressaltou a importância da Arena Brasil para a comunidade local. “Aqui, onde era um depósito de lixo, é um depósito de sonhos para os seus filhos, que terão um lugar digno para poder praticar esporte, com estrutura adequada. A mesma estrutura que está aqui hoje é a estrutura encontrada em qualquer centro desenvolvido do Brasil. É isso que levamos no Ministério do Esporte: a possibilidade de sonhar”, completou.
Participaram da solenidade de entrega o prefeito Antonio Gomes Lima, o Preto, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias da cidade, além da forte presença popular.
Estrutura moderna e acessível
O novo Centro Esportivo Comunitário segue o padrão arquitetônico do Ministério do Esporte e conta com:
Campo society com iluminação em LED;
Meia quadra de basquete;
Pista de caminhada pavimentada;
Parque infantil;
Mobiliário urbano, como bancos e mesas para jogos.
O projeto foi concebido com foco em acessibilidade, inclusão social e promoção de hábitos saudáveis, oferecendo atividades para todas as idades.
Impacto na comunidade
O espaço deve trazer benefícios em diversas dimensões:
Esportivos: estímulo à prática regular de modalidades e inclusão por meio do esporte;
Sociais: fortalecimento da convivência comunitária e dos laços sociais;
Regionais: impacto direto para cerca de 80 mil moradores;
Urbanos: valorização da região e ampliação da política pública de esporte e lazer.
Novo PAC e Esporte
O Novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo governo do Brasil, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Todo o esforço conjunto é para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais.
No Subeixo dos Esportes, 239 municípios já foram selecionados para receber 240 Centros Esportivos Comunitários, alcançando todas as unidades da federação. Os Termos de Compromisso foram assinados com os governos dos estados e dos municípios, o projeto padronizado também foi disponibilizado para acelerar a contratação e o início das obras. Do total de 240 selecionados, até abril de 2025, 140 estavam autorizados para licitar as obras.
Mais 260 municípios também foram contemplados na edição de 2025 do PAC Seleções, totalizando mais de 500 centros em todo o país.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte

