By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Accept
Site de Notícias
sábado, jun 27, 2026
Site de Notícias
sábado, jun 27, 2026
  • Home
  • Política MT
  • Destaques
  • Esportes
  • Policial
  • Cidades
  • Editorial
Reading: Goiás dá 2 dias para aterro apresentar plano de recolhimento de lixo
Site de Notícias
sábado, jun 27, 2026
Site de Notícias
sábado, jun 27, 2026
  • Home
  • Política MT
  • Destaques
  • Esportes
  • Policial
  • Cidades
  • Editorial
Reading: Goiás dá 2 dias para aterro apresentar plano de recolhimento de lixo
Pesquisar
  • Pages
    • Home
    • Blog Index
    • 404 Page
    • Search Page
  • Categories
Follow US
© Dia Atual. Site de Notícias de Cuiabá e Mato Grosso.
Últimas

Goiás dá 2 dias para aterro apresentar plano de recolhimento de lixo

Last updated: 21/06/2025
Share
goias-da-2-dias-para-aterro-apresentar-plano-de-recolhimento-de-lixo
Goiás dá 2 dias para aterro apresentar plano de recolhimento de lixo
SHARE


Logo Agência Brasil

Contents
Notícias relacionadas:Gabinete de criseApreensão e embargoBolo de noiva

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) informou, nesta sexta-feira (20), em sua rede social, que notificou a advogada representante do Aterro Sanitário Ouro Verde, em Padre Bernardo (GO), para que a empresa providencie, em dois dias úteis, um plano de recolhimento do lixo que desmoronou no Córrego Santa Bárbara, afluente do Rio do Sal, na manhã de quarta-feira (18).

A empresa também deverá fazer a chamada “investigação de passivos e gerenciamento das áreas contaminadas”, que é a etapa de identificação, controle e correção dos ambientais impactados por sua atividade.

Notícias relacionadas:

  • Desabamento de lixão contamina rios em Padre Bernardo, entorno do DF.
  • Contaminação de córrego no Entorno do DF está 3 vezes acima do padrão.
  • Parceria entre pesquisadores e comunidades protege mangues na Amazônia.

O laudo do Laboratório de Análises Químicas da secretaria estadual, apresentado nesta sexta-feira, constatou a contaminação das águas superficiais do Córrego Santa Bárbara, provocada pelo rompimento da contenção que segurava os resíduos sólidos, no aterro privado.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Gabinete de crise

A Semad também instalou um gabinete de crise para acompanhar e gerenciar o caso, que tem como participantes o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Defesa Civil do Estado de Goiás e a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, além da Saneamento de Goiás (Saneago) e da Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb).

O gabinete enviou agentes da Defesa Civil do Estado de Goiás para notificar os residentes da área rural do município de Padre Bernardo sobre a contaminação das águas. Também já foi enviado um SMS (serviço de mensagens curtas) para os moradores da região informando que o consumo de água do Córrego Santa Bárbara é impróprio.

Apreensão e embargo

Durante a visita dos técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, foram apreendidas cinco máquinas que estavam estacionadas no Aterro Sanitário Ouro Verde.

O lixão de Padre Bernardo funcionava por decisão liminar, concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), logo após o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) obter, em março, uma decisão favorável em uma ação civil pública relacionada à falta de licença ambiental válida pelo Aterro Ouro Verde.

Porém, nesta quinta-feira (19), a Semad-GO determinou um novo embargo do empreendimento, “por entender que o desmoronamento do lixo e a consequente contaminação do curso d’água, logo abaixo, são fatos novos que justificam a medida”.

Com a interdição atual, está proibido o recebimento de novos resíduos naquela área.

Para que o embargo seja respeitado, a pasta pediu apoio do batalhão ambiental da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO).

A Agência Brasil tenta contato com a empresa Ouro Verde e está aberta a manifestações.

Bolo de noiva

De acordo com postagem da secretária de Meio Ambiente de Goiás, Andréa Vulcanis, em uma rede social, o aterro sanitário de Padre Bernardo é do modelo “bolo de noiva”, que é a técnica específica de deposição de resíduos, onde o lixo é compactado em camadas sucessivas e se assemelha à estrutura de pirâmide.

A secretária diz que este é exatamente o mesmo modelo de empilhamento de lixo dos aterros de Goiânia e de Aparecida de Goiânia.

Em abril deste ano, a Justiça Estadual de Goiás determinou a interdição progressiva do aterro sanitário de Goiânia por descumprimento acordo firmado com o Ministério Público goiano e por falta de licença ambiental. À época, a ação civil pública foi proposta pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp Print

Publicidade

brasil-enfrenta-a-colombia-mirando-vaga-para-o-mundial-sub-20
Brasil enfrenta a Colômbia mirando vaga para o Mundial Sub-20
- Patrocinado -
Ad image

Notícias Relacionadas

trump-diz-que-encontro-com-lula-foi-“muito-bom”
Últimas

Trump diz que encontro com Lula foi “muito bom”

maio 7, 2026
olimpiada-escolar-antirracista-recebe-inscricoes-ate-a-proxima-sexta
Últimas

Olimpíada escolar antirracista recebe inscrições até a próxima sexta

maio 6, 2026
consumo-de-alimentos-ultraprocessados-cresce-entre-povos-tradicionais
Últimas

Consumo de alimentos ultraprocessados cresce entre povos tradicionais

maio 5, 2026
moraes-rejeita-revisar-pena-de-debora-do-batom,-condenada-pelo-8/1
Últimas

Moraes rejeita revisar pena de Débora do Batom, condenada pelo 8/1

maio 4, 2026
Site de Notícias
  • Home
  • Política MT
  • Destaques
  • Esportes
  • Policial
  • Cidades
  • Editorial
Reading: Goiás dá 2 dias para aterro apresentar plano de recolhimento de lixo