A base descentralizada do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em Sorriso (a 400 km de Cuiabá) realizou mais de 1.000 atendimentos e três mil horas de voo em missões aéreas desde a sua criação. A unidade, que completou sete anos nesta sexta-feira (21.02), se consolidou como referência no apoio às operações de segurança pública, resgate e no transporte aeromédico na região Médio-Norte.
Foram voos de policiamento ostensivo, cumprimento de mandados judiciais, apreensão de drogas, recuperação de veículos, fiscalização ambiental, além de ações de busca, resgate, defesa civil, combate a incêndios, entre outros. O Ciopaer de Sorriso atende também outros 21 municípios em seu raio de ação imediata e toda a região.
A base descentralizada conta com 20 profissionais, entre policiais militares e civis e bombeiros militares. Esses servidores atuam como pilotos, tripulantes ou plantonistas, sendo empregados de forma ininterrupta para garantir a segurança e o atendimento à população.
A base conta com um helicóptero AS50, conhecido popularmente como Esquilo, e um avião de combate aos incêndios, o AT-802F Air Tractor. Essas aeronaves prestam apoio às operações da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, auxiliando no cumprimento de suas atribuições legais.
O gerente da base, tenente-coronel PM Arnaldo Ferreira da Silva Neto, destaca que o trabalho dos servidores gera resultados positivos tanto nas missões operacionais quanto nas ações sociais.
Os esforços de nossa equipe, aliados à dedicação de cada operador, resultam em benefícios diretos para a sociedade. Nossos profissionais se empenham ao máximo em cada missão, e a aproximação com a comunidade também é uma prioridade para nós, fortalecendo a confiança e a parceria entre a população e as forças de segurança, afirma.
O coordenador do Ciopaer em Mato Grosso, tenente-coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, lembra que a unidade foi criada em 2006, com o objetivo de modernizar as atividades operacionais de segurança pública que utilizam meios aéreos em todo o Estado. Contudo, para ampliar a cobertura dessas operações, em 2018 foi criada a base avançada de Sorriso, atuando de forma estratégica no atendimento a diversas regiões de Mato Grosso.
Todas essas missões só são possíveis graças aos investimentos do Governo do Estado, que, por meio da Secretaria de Segurança Pública, viabiliza a evolução constante das unidades do Ciopaer, fortalecendo e acreditando cada vez mais no potencial das operações aéreas em Mato Grosso, ressalta.