Em meio a bandeiras coloridas, bonecos de palha, fogueira, comida gostosa, muita música boa e apresentação de convidados, o Arraial da ALMT atraiu servidores e seus familiares, e visitantes durante a noite desta quinta-feira (27) para a festança mais esperada do ano.
Mais de duas mil pessoas marcaram presença na festa que representa tradição e cultura. É uma festa que começou pequena e agora se tornou um grande evento. Toda Cuiabá praticamente já sabe, vem para cá para participar, para dançar, para degustar nossas comidas típicas, afirmou o presidente do Poder Legislativo, Eduardo Botelho (União). É uma valorização da cultura e um momento de integração, com uma estrutura montada especialmente para receber as famílias com conforto, segurança e muita diversão, concluiu o presidente.
O festejo, que começou às 18h, teve quatro atrações musicais que animaram o público até à 1h da manhã. Os primeiros a se apresentarem foram a dupla Jaó e Jaozinho, que trouxeram grandes sucessos de moda de viola. A programação seguiu com Roberto Lucialdo, Júnior Jangada e Banda, e Léo Vaqueiro.
Tudo aqui foi pensado para trazer ao público muito regionalismo, rasqueado cuiabano, música boa, e a lavagem do santo, que já é uma tradição aqui da cuiabania também, explicou a superintendente do Instituto Memória do Poder Legislativo, Mara Visnadi.
A superintendente explicou que as festas juninas representa uma das maiores manifestações folclóricas do país, com influência de diversas culturas e crenças. A festa junina é uma festa cultural, mas também uma festa religiosa, de propagação da fé, e a gente faz com isso a lavagem do santo. Então, a gente procura seguir todo o ritual, o levantamento do mastro, né, e com isso professa nossa fé em São João Batista, que é o nosso santo aqui da Assembleia Legislativa, afirmou a superintendente.
A facilidade de acesso, a diversidade de comida e as atrações musicais foram motivos suficientes para o contador Marcelo Lima dar uma esticada depois do trabalho. Já é o terceiro ano que venho e só vejo a festa ficar melhor, elogiou. Eu não trabalho na Assembleia e vim com um grupo do escritório, e é muito bom poder participar. É uma festa muito boa e organizada. Com certeza vamos vir sempre, afirmou com animação.
Sob a organização do Instituto Memória do Poder Legislativos (IMPL), o Arraial dos Servidores da Assembleia acontece todos os anos, na última semana do mês de junho, na sede do Parlamento estadual. Sempre com uma grande diversidade de pratos típicos e atrações musicais, a festa é aberta a toda comunidade.