MT Artes homenageia destaques da cultura de 2023

3 Min Read
MT Artes homenageia destaques da cultura de 2023
Os vencedores da 2ª edição do Prêmio MT Artes foram revelados em noite de gala no Cine Teatro Cuiabá, nessa quarta-feira (27.09). A premiação contempla três ganhadores em cada uma das categorias: artes visuais, audiovisual, dança, literatura e teatro.

O reconhecimento de produções artísticas no Estado é um projeto da MT Escola de Teatro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze. Concorreram produções desenvolvidas no período de janeiro de 2022 a julho de 2023.

As premiadas na categoria Artes Visuais foram as obras ‘(Des) construção de afetos’, da artista Paty Wolff; ‘Envenenada’, de Juliana Queiroz; e ‘Índia Torrando Farinha’, de Elpídio Vargas Marafigo Neto.

Na categoria Audiovisual, foram premiadas as produções “Escola de Raquel’, de Leandro Peska; Paradiso de Aníbal, de Diego Baraldi; e a série ‘Jardim de Conversas’, de Marcelo Okamura.

Os vencedores na categoria Dança foram o estúdio Ópera Ballet, por ‘La Bayadere’; Elka Victorino, por ‘Para Menores’; e o grupo Flor De Atalaia, por ‘Toada do Siriri’.
Na categoria Literatura, as vencedoras foram as obras ‘A Casa Do Posto’, de Larissa Campos, ‘Intermitência’, de Édson Flávio Santos, e ‘Repartição’, de Eduardo Mahon.

A premiação, na categoria Música, destacou os trabalhos de Anselmo da Costa Parabá, por ‘A Música Vem Pra Cima’, de Wanessa Dias, pelo Ep – Wanessa Dias, e Henrique Rodrigues e Jabur Maluf, por ‘Movimento Pantaneiro: Cheiro De Mato/Pantanal II’.

E, na categoria Teatro, os vencedores foram ‘Boy De Quinta’, de Nariel Iatskiu Lozano; Coração, de Luciano Paulo; e ‘Encardidos’, de Danielle Souza Gabriel.

“Parabenizamos a todos e todas que tiveram seus trabalhos premiados no MT Artes e também aos demais trabalhadores do setor cultural em Mato Grosso, por levarem arte e cultura à população. O trabalho de vocês é fundamental para todos nós, então nosso muito obrigado”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Durante a cerimônia de entrega da premiação, o público, que lotou o Cine Teatro, pode ainda prestigiar diversas atrações artísticas, dentre as quais apresentações do grupo Cena Onze, da personagem humorística Penélope, performances teatrais e literárias, e shows dos grupos Buriti Nagô e Flor Ribeirinha, de Billy Espíndola e Beto Dois a Um.
Além das obras e artistas premiados, houve ainda cinco homenagens especiais. Receberam a estatueta na categoria especial, os secretários da Secel, Jefferson Carvalho Neves e Jan Moura, a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Eliane Paula da Silva, a Dona Domingas, do Flor Ribeirinha, e o escritor e historiador João Carlos Vicente Ferreira.
Share This Article